domingo, 30 de novembro de 2008

Ogum na Umbanda!



Ogum na Umbanda é um santo guerreiro, vencedor de demandas.


Características:

Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução.
Defensor dos desamparados, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca.

Protetor dos policiais, ferreiros, escultores, caminhoneiros e todos os guerreiros.

Santo correspondente na Igreja Católica

São Jorge no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul e Santo Antônio na Bahia.
cores predominantes de ogum nas guias
Azul marinho ou verde (candomblé; Ketu, Angola e Jeje),

Na Umbanda do Rio Grande do Sul verde, vermelho e branca

Ogum Megê verde, vemelho, branca e preta

Ogum Beira-mar verde, vermelha, branca e azul claro

São Jorge e ogum na linha dos orixas na umbanda

Jorge Benjor um dos maiores devotos de São Jorge e Ogum, fez uma música em 1975 Jorge da Capadócia em homenagem ao santo.
Origem da imagem brasileira de São Jorge, de autoria de Martinelli: http://buratto.net/saojorge

Ele quando vem sempre vence as guerras, na umbanda ele é o amigo inseparável de oxosse ( caçador ) quem é filho de ogum é guerreiro, luta e consegue o que, ele quer. o dia dele é 23 de abril.
suas cores na umbanda , na guia são: vermelha e branco.
ele usa uma lança, vem com um cavalo branco. vencendo todas demandas, não deixando ninguem sofrer, se tem alguem perdendo em uma guerra ele aparece. para vencer.

POEMA PARA OGUM
OGUM BEIRA MAR

Vem vindo ao longe um cavalo branco,
correndo na areia bem junto do mar.
Cavalgando em cima,vem um belo guerreiro.
Salve meu pai! É Ogum beira-mar.
Vem me dar força,vem me dar fé,
e com sua espada me dá protecção.
Mãe Iemanjá sua estrela me guie,
e pai Oxalá me dê sua mão.
Levai-me consigo em seu cavalo,
Ogum beira-mar,meu pai valente.
A si meu pai entrego meu fado,
na minha vida estais sempre presente.
Protege seu filho meu pai amado,
me mostre sempre o melhor caminho.
Em troca eu ajudo seus filhos perdidos,
pois sei que consigo não estou sózinho.
Salve Ogum beira-mar!

Autor: Paulo Lourenço - Almada - Portugal

Obs: Poema dedicado e escrito para Pai Pedro de Ogum pela data comemorativa de seu aniversário em 14 de Novembro de 2007

Nenhum comentário: